El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 12 Nov 2012 23:45

Misia es un claro caso de mestizaje en el fado, al haber tenido una educación hispano - lusa. Es una fadista que domina la escena, como pocas intérpretes.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=8MuUJI-fSYA[/bbvideo]

Garras dos sentidos.

Não quero cantar amores, / Amores são passos perdidos. / São frios raios solares, / Verdes garras dos sentidos. / São
cavalos corredores / Com asas de ferro e chumbo, / Caídos nas águas fundas. / Não quero cantar amores. / Paraísos
proibidos, / Contentamentos injustos, / Feliz adversidade, / Amores são passos perdidos. / São demência dos olhares,
/ Alegre festa de pranto. / São furor obediente, / São frios raios solares. / Da má sorte defendidos / Os homens de
bom juízo / Têm nas mãos prodigiosas / Verdes garras dos sentidos. / Não quero cantar amores / Nem falar dos seus
motivos.
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
"La salud es un estado transitorio que no augura nada bueno". (Ramón Sánchez Ocaña). "El populismo ama tanto a los pobres que los multiplica". (Gloria Álvarez)
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 14 Nov 2012 21:18

Una joven y prometedora intérprete, Ana Laíns.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=E5OfxH77PVU[/bbvideo]

Pouco tempo.

É pouco o meu tempo
Para guardar tudo o que tengo em pensamento
Para escrever tudo o que sinto cada momento

É pouco o meu tempo
Para eternizar tudo o que corre veloz, no vento
Mostrando assim, bem mais profundo meu sentimento

É pouco o meu tempo
Para sentir quanta beleza me passa ao lado
Sem alterar este meu ar preocupado

É pouco o meu tempo
Para conseguir ter o que quero da minha vida
No que passou, algunha ilusão perdida
Mas no que resta, a esperança ainda vivida
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 14 Nov 2012 21:24

Otra joven e interesante fadista es Raquel Tavares.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=bb1oTyYhzLQ[/bbvideo]

Rosa da madragoa.

A rosa da madragoa
Enche a canastra na praça
Vem para a rua, apregoa
E acorda meia Lisboa
Que sorri quando ela passa

Sobe as escadas divertida
Numa alegria que alastra
Baila-lhe a saia garrida
Não lhe pesa a cruz da vida
Pesa-lhe mais a canastra

Se pela sombra das esquinas
A sua voz atordoa
Sabem as outras varinas
Quando passa pelas trinas
A rosa da madragoa
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 14 Nov 2012 21:36

Ana Sofia Varela es una fadista notable; participó en el film Fados de Saura, donde también lo hizo su marido, Ricardo Ribeiro. Aquí la podemos ver, interpretando el fado clásico, Cinta vermelha, popularizado anteriormente por Berta Cardoso.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=w1QxCCdKq9g[/bbvideo]

Cinta vermelha.
Linhares Barbosa / Raúl Portela *fado magala*

Põe esta cinta vermelha
P'ra adelgaçar-te a cintura
Eu quero que todas vejam
Que tens bonita figura

Hoje vai meter tourada / Comprei já, duas barreiras
A coisa vai ser falada / Na boca das cantadeiras

Eu quero que as companheiras / Conheçam esta aventura
No fado já se murmura / Que somos de igual quilate
Põe esta cinta escarlate / P'ra adelgaçar-te a cintura

Levo travessas vermelhas / Porque o vermelho é picante
Ponho argolas nas orelhas / P'ra me tornar provocante;
Eu quero, ao meu amante / Que é toda a minha loucura
É da alta, e tem altura / Que as outras todas invejam;
Eu quero que todas vejam / Que tens bonita figura
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 14 Nov 2012 21:53

La gran voz de una fadista, actualmente retirada de los escenarios, Teresa Tarouca. En el siguiente vídeo interpreta el fado Passeio à Mouraria, aunque antes lo hace Amália de "Avé Maria Fadista":

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=AHTzRmpR3eM[/bbvideo]

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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 19 Nov 2012 21:38

Una joven fadista, Joana Amendoeira, considerada, según algunos críticos musicales, como una de las más importantes intérpretes portuguesas de los últimos diez años.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=PpTCShbXw2A[/bbvideo]

Fado Rosa Maria

Numa noite em que fez frio foi foi cantar ao desavio na rua do capelao
Para poder antes do sol chamar ao dia mostrar a rosa maria quem e que tem coração
Ela chegou com xaile atado na cintura tudo parou para escutar o seu lamendo
E foi entao por vergonha ou por loucura senti não estar a altura desse momentou
Ela cantou como se faz na moraria e eu guardei a minha foz dentro de mim
Porque eu não sou nem vou ser a rosa maria e não sei se saberia cantar assim
Numa noite em que fez frio foi foi cantar ao desavio mas não cheguei a cantar
Porque a guitarra não sei ser o que não sou e da forma que cantou a rosa vez me chorar
E vi depois que a rosa já estava de saida
Sem aceitar os parabens de algum purista
E eu percebi que a rosa ficara sentida
Porque eu dar-me por vencida foi mais fadista
Pela manha corri toda a mouraria para te pedir que me perdoe por ter falhado
Mas na verdade a minha foz apodrecia sempre que a rosa maria cantava o fado
Numa noite em que fez frio foi foi cantar ao desavio e voltei de la sem nada
um de voces va dizer a rosa maria
que não volto a moraria para cantar a desgarrada

Numa noite em que fez frio foi foi cantar ao desavio e voltei de la sem nada
um de voces va dizer a rosa maria
que não volto a moraria para cantar a desgarrada
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 19 Nov 2012 22:11

Tengo que hacer mención a la voz de Teresa Salgueiro, la ex vocalista de Madredeus. Evidentemente, fue una pena que los componentes del mejor, y más conocido internacionalmente, grupo musical portugués, hayan decidido separarse, lo que motivó que Teresa Salgueiro haya decidido seguir su carrera musical en solitario. La voz de Teresa Salgueiro es excepcionalmente suave y dulce, no deja indiferente a nadie, pero creo que se equivocó en los temas que escogió para sus primeras actuaciones en solitario. Voy a hacer una pequeña excepción con esta maravillosa cantante y, en vez de interpretar un fado, lo hará de una preciosa canción gallega, María Soliña (1), acompañada por el gran músico vigués, Carlos Núñez.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=MPU-HezBwUs[/bbvideo]

María Soliña.

Polos camiños de Cangas
A voz do vento xemía:
Ai, que soliña quedaches,
María Soliña.

Nos areales de Cangas,
Muros de noite se erguían:
Ai, que soliña quedaches,
María Soliña.

As ondas do mar de Cangas
Acedos ecos traguían:
Ai, que soliña quedaches,
María Soliña.

As gaivotas sobre Cangas
Soños de medo tecían:
Ai, que soliña quedaches,
María Soliña.

Baixo os tellados de Cangas
Anda un terror de auga fría:
Ai, que soliña quedaches,
María Soliña.

(1) El poeta gallego Celso Emilio Ferreiro escribió el poema María Soliña, en homenaje a una supuesta bruja de Cangas, que sufrió tormento por la Inquisición. Para quien lo desee, aquí puede ver como se desarrolló el proceso contra la infeliz María Soliña.
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 21 Nov 2012 21:30

Maria Ana Bobone (Porto, 5 de diciembre de 1974) está reconocida unánimamente como una de las mejores fadistas de su generación. Canta el fado, y lo hace de una forma distinta: en la tradición de las grandes voces. Se estrenó cantando fados con sólo 16 años, habiendo concluido posteriormente los cursos de piano y de canto del Conservatorio Nacional de Música de Lisboa.

Aquí, la podemos ver interpretando el famoso "Fado da Sina", que fue popularizado por la gran Hermínia Silva:

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=5nKNpNy4GJo[/bbvideo]

Reza-te a sina
Nas linhas traçadas
Na palma da mão
Que duas vidas

Se encontram cruzadas
No teu coração...
Sinal de amargura
De dor e tortura

De esperança perdida
Indício marcado
Amor destroçado
Na linha da vida

E mais te reza
No linha do amor
Que tens de sofrer
O desencanto
Do leve frescor
Duma outra mulher
Já que a má sorte assim quis
A tua sina te diz
Que até morrer
Terás de ser
Sempre Infeliz!...

Não podes fugir
Ao negro fado brutal
Ao teu destino fatal
Que uma má estrela domina
Refrão
Tu podes mentir
As leis do teu coração
Mas ai, quer queiras
Quer não
Tens de cumprir a tua sina!...

Cruzando a estrada
Da linha da vida
Traçada na mão
Tens uma cruz
A afeição mal contida
Que foi umo ilusão...
Amor que em segredo
Nasceu quase a medo
P"ra teu sofrimento
E foi essa imagem
A grata miragem
Do teu pensamento
E mais te reza
O negro destino
Que tens de amargar
A tua estrela
De brilho divino
Deixou de brilhar
Estrela que Deus te marcou
E que bem pouco brilhou
E cuja luz
Aos pés da cruz
Já se apagou!...
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 21 Nov 2012 22:49

Maria Argentina Pinto dos Santos, conocida como Argentina Santos, nació en 1926 en el barrio lisboeta de Mouraria. Está considerada como una de las últimas representantes del fado tradicional, fado castiço. Tiene un estilo muy personal, con una voz poderosa de marcado lirismo, que se engloba dentro de los parámetros del fado tradicional de Lisboa.

Su fama se inicia en 1950 con la apertura de su restaurante “A Parreirinha de Alfama”, donde canta para los clientes y empieza a llamar la atención de la crítica especializada y del público en general.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=LIaQyOOO8RM[/bbvideo]

Volta atrás vida vivida.

Volta atrás vida vivida
Para eu tornar a ver
Aquela vida perdida
Que nunca soube viver

Voltar de novo quem dera / A tal tempo, que saudade
Volta sempre a primavera / Só não volta a mocidade

A vida começa cedo / Mas assim que ela começa
Começamos por ter medo / Que ela se acabe depressa

O tempo vai-se passando / E a gente vai-se iludindo
Ora rindo ora chorando / Ora chorando ora rindo

Meu Deus, como o tempo passa / Dizemos de quando em quando
Afinal, o tempo fica / A gente é que vai passando
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 23 Nov 2012 21:47

Beatriz da Conceição é uma das personalidades artísticas mais vibrantes da segunda metade deste século. Nascida no Porto em 1939, torna-se fadista num episódio quase lendário: vai ouvir fados à casa de fado de Márcia Condessa, alegra-se com a sangria e trauteia um fado. É logo convidada pela D. Márcia para ficar a cantar na casa. Já não regressa ao Porto. A sua carreira foi marcada por uma presença assídua no estrangeiro, actuando para as comunidades emigrantes. Já nos anos noventa, é convidada para festivais internacionais de música e aplaudida por um público cosmopolita. Se há uma marca inconfundível na carreira de Beatriz da Conceição, para lá do seu estilo profundamente pessoal e verdadeiro, é a singular atenção que dedica às letras (e aos poemas) que canta. Obstinou-se sempre em ter um repertório próprio e chegou a pagar do seu bolso letras de fado de que gostava. Talvez por isso obteve a admiração e a amizade de grandes poetas, como Vasco de Lima Couto (de quem canta A Vida que Eu Sofro em Ti, Pomba Branca e A Noite, entre outros), ou José Carlos Ary dos Santos que para ela escreveu, com Fernando Tordo, o Fado da Bia, com o diminutivo familiar da artista.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=_EqoNgGOj8E[/bbvideo]

Pomba branca.

Pomba branca, pomba branca
Já perdi o teu voar
Naquela terra distante
Toda coberta p'lo mar
Pomba branca, pomba branca
Já perdi o teu voar
Naquela terra distante
Toda coberta p'lo mar

Fui criança e andei descalça
Porque a terra me aquecia
E eram longos os meus olhos
Quando a noite adormecia
Vinham barcos dos países
E eu sorria a deus, sonhei
Traziam roupas, felizes
As crianças dos países
Nesses barcos a chegar

Pomba branca, pomba branca
... ... ...

Depois mais tarde ao perder-me
Por ruas de outras cidades
Cantei meu amor ao vento
Porque sentia saudades
Do primeiro amor da vida
Desse instante a aproximar
Dos campos, do meu lugar
À chegada e à partida

Pomba branca, pomba branca
Já perdi o teu voar
Naquela terra distante
Toda coberta p'lo mar
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 23 Nov 2012 22:02

Maria da Fé, de seu verdadeiro nome Maria da Conceição Costa Gordo, (Porto, 25 de Maio de 1942) é uma cantora de fado portuguesa. Cedo se põe a cantar o fado. Já aos nove anos, na sua cidade natal, participa em festas particulares, ganhando concursos. Com dezoito anos muda-se para Lisboa, sendo logo contratada para cantar nas principais casas de fado e depois no Casino do Estoril. O seu primeiro disco é de 1959. Esta criação dá-lhe projecção nacional. Inicia em 1963-64 a sua experimentação musical lançando o Pop-Fado, algo criticado por tradicionalistas, mas que lhe rende maior projecção. Em 1967 alcança finalmente o sucesso com as canções Valeu a Pena, Primeiro Amor e 20 Anos. Casa-se em 1968 com o compositor e também fadista José Luís Gordo, que lhe dedica algumas composições e a tem como autêntica musa e do qual teve a sua única filha, Rita Gordo. No ano seguinte torna-se a primeira fadista a participar no Festival RTP da Canção. Em 1975, junto com o marido e António Mello Correia, inaugura o restaurante Sr. Vinho, onde o fado é um dos atractivos, na linha da velha tradição das casas de fado. Esta casa torna-se um dos importantes espaços culturais de Lisboa.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=5IfhsMWcj5s[/bbvideo]

Cantarei até que a voz me doa.

Cantarei até que a voz me doa
Pra cantar, cantar sempre meu fado
Como a ave que tão alto voa
E é livre de cantar em qualquer lado

Cantarei até que a voz me doa
Ao meu país, à minha terra, à minha gente
À saudade e à tristeza que magoa
O amor de quem ama e morre ausente

Cantarei até que a voz me doa
Ao amor, à paz cheia de esperança
Ao sorriso e à alegria da criança
Cantarei até que a voz me doa
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 29 Nov 2012 11:59

Otra de las intérpretes que aparecen en la escena que representa una casa de fados, de la película Fados, de Carlos Saura, es la cantante Maria da Nazaré. Aquí la escuchamos en la interpretación del fado, "Quem me dera ser o fado":

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=9Nk6Tdt-uyI[/bbvideo]

Quem me der ser o fado, que tu cantas
Das vielas da tristeza, ou d'alegria
Quando estamos de tão perto, tão distantes
Que as palavras não nos fazem companhia

Quem me dera ser o fado e tu a boca
Numa eterna repetida em cada verso
Diz-me o corpo que esta entrega nos é pouca
Porque a vida é uma viagem sem regresso

Quem me dera ser o fado que não sou
Quando cala dizer não ao desalento
Quando quero estar contigo onde não estou
E descubro que é de ti que me alimento

Quem me dera ser o fado que procuras
Nas ruinas poeirentas do passado
P'ra roubarmos ao futuro uma aventura
Quem me dera meu amor ser o teu fado
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 30 Nov 2012 23:59

António Rocha está considerado como el rey del fado Menor, uno de los tres más antiguos del género musical, junto al de Morería y el Corrido. Se trata también de uno de los más interpretados y fáciles de ejecutar porque tiene apenas dos acordes.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=9_KQ9giN_NM[/bbvideo]

Chorai, fadistas, chorai.

Chorai, fadistas, chorai
Que a Severa já morreu
Fadistas como a Severa
Nunca o fado conheceu
Fadistas como a Severa
Nunca o fado conheceu

Trinai, guitarras de pinho
Sinos das torres, dobrai
Chorai, pedras do caminho
Chorai, fadistas, chorai
Chorai, pedras do caminho
Chorai, fadistas, chorai

Ponham em todas as velas
Luzes viradas ao céu
Ponham em todas as velas
Luzes viradas ao céu
Digam às próprias estrelas
Que a Severa já morreu
Digam às próprias estrelas
Que a Severa já morreu

Viveu e amou em pecado
Mas sempre de alma sincera
Viveu e amou em pecado
Mas sempre de alma sincera
Já mais cantarão o fado
Fadistas como a Severa
Já mais cantarão o fado
Fadistas como a Severa

A desgraça foi a graça
Em que sempre se envolveu
A desgraça foi a graça
Em que sempre se envolveu
Mas fadista de tal raça
Nunca o fado conheceu
Mas fadista de tal raça
Nunca o fado conheceu
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 01 Dic 2012 00:13

Cidália Moreira (Olhão, 1944) es una actriz y fadista portuguesa, también conocida por la "fadista gitana".

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=pom5WcCZlRQ[/bbvideo]

O meu primeiro amor.

Ai quem me dera
Ter outra vez vinte anos
Ai como eu era
Como te amei, santo Deus!
Meus olhos
Pareciam dois franciscanos
À espera
Do sol que vinha dos teus

Beijos que eu dava
Ai como quem morde rosas
Quanto te esperava
Na vida que então vivi
Podiam acabar os horizontes
Podiam secar as fontes
Mas não vivia sem ti

Ai como é triste
De o dizer não me envergonho
Saber que existe
Um ser tão mau, tão ruim,
Tu que eras
Um ombro para o meu sonho
Traíste o melhor que havia em mim

Ai como o tempo
Pôs neve nos teus cabelos
Ai como tempo
As nossas vidas desfez
Quem me dera
Ter outra vez desenganos
Ter outra vez vinte anos
Para te amar outra vez!
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 02 Dic 2012 01:05

Frei Hermano da Câmara (Lisboa, 12 de Julho de 1934) es un cantante y monje benedictino portugués, nacido en una familia aristocrática, ligada al fado. Defiende el apostolado a través de la música para edificar la civilización del amor y promover la cultura de la paz.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=rAfUlL8G_x4[/bbvideo]

Rapaz Da Camisola Verde.
Letra: Pedro Homem de Melo
Música: Frei Hermano da Câmara

De mãos nos bolso e de olhar distante,
Jeito de marinheiro ou de soldado,
Era um rapaz de camisola verde,
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.

Perguntei-lhe quem era e ele disse
“Sou do monte, Senhor, e um seu criado”.
Pobre rapaz de camisola verde,
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.

Porque me assaltam turvos pensamentos?
Na minha frente estava um condenado.
Vai-te, rapaz da camisola verde,
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.

Ouvindo-me, quedou-se altivo o moço,
Indiferente à raiva do meu brado,
E ali ficou de camisola verde,
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.

Soube depois ali que se perdera
Esse que só eu pudera ter salvado.
Ai do rapaz da camisola verde,
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.

Ai do rapaz da camisola verde,
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 09 Dic 2012 18:17

Cristina Nóbrega es otra de las destacadas jóvenes intérpretes de la música portuguesa. Desde pequeña siempre tuvo afición por la música por el fado, sobre todo por la obra de Amalia. Cantaba ocasionalmente en reuniones de amigos y Casas de Fado, donde ya percibió la capacidad de su voz en despertar sentimientos y emociones. Su carrera se acelera, cuando es invitada a grabar una maqueta que, al ser oída por una editorial da origen a su primer álbum “Palavras do meu fado” (septiembre de 2008), acompañada por Luis Ribeiro a la guitarra portuguesa, Jaime Martins a la viola de fado y el bajo de Joel Pina, antiguos guitarristas de Amalia. Un álbum de quince temas clásicos interpretando distintos poetas y varios fados de Amalia. Su perfeccionismo en los detalles, su elegancia personal, y su sereno buen gusto se transmiten en su forma de cantar, en su manera de sentir interpretar y transmitir las emociones que el fado encierra. Una voz dulce y cálida llena de matices acompañada de una feminidad exultante dan a su fado la porosidad de su propio estilo.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=_MJurq6ezRw[/bbvideo]

Barco negro.

De manhã, que medo, que me achasses feia!
Acordei, tremendo, deitada n'areia
Mas logo os teus olhos disseram que não,
E o sol penetrou no meu coração.[Bis]

Vi depois, numa rocha, uma cruz,
E o teu barco negro dançava na luz
Vi teu braço acenando, entre as velas já soltas
Dizem as velhas da praia, que não voltas:

São loucas! São loucas!

Eu sei, meu amor,
Que nem chegaste a partir,
Pois tudo, em meu redor,
Me diz qu'estás sempre comigo.[Bis]

No vento que lança areia nos vidros;
Na água que canta, no fogo mortiço;
No calor do leito, nos bancos vazios;
Dentro do meu peito, estás sempre comigo.
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
"La salud es un estado transitorio que no augura nada bueno". (Ramón Sánchez Ocaña). "El populismo ama tanto a los pobres que los multiplica". (Gloria Álvarez)
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 09 Dic 2012 18:33

João Ferreira-Rosa é um dos maiores expoentes do fado tradicional e lusitano ainda vivos. Monárquico e tradicionalista, seus fados falam essencialmente, mas não exclusivamente, da nostalgia dos tempos perdidos, de um Portugal já perdido e esquecido, das touradas e da tradição.

O seu fado mais conhecido será, sem sombra de duvida, o Fado do Embuçado. Composição singular com música do Fado Tradição da cantadeira Alcídia Rodrigues e letra de Gabriel de Oliveira, que é incontornável em qualquer noite ou tertúlia fadista. O tema mais uma vez é o tempo de antigamente e uma curiosa história de um "embuçado" (disfarçado com capote) que todas as noites ia ouvir cantar fados, tendo um dia sido desafiado a revelar-se, eis que se descobre que o embuçado era o Rei de Portugal que após o beija-mão real cantou o fado entre o povo.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=MFYQcBQVE9Y[/bbvideo]

Fado do Embuçado.
Letra e música: João Ferreira Rosa

Noutro tempo a Fidalguia
Que deu brado nas toiradas
Andava p'la Mouraria
Onde muito falar se ouvia
Dos Cantos e Guitarradas

A história que eu vou contar
Contou-me certa velhinha
Certa vez que eu fui cantar
Ao salão de um Titular
Lá para o Paço da Rainha

E nesses salão doirado
De ambiente Nobre e sério
Para ouvir cantar o Fado
Ia sempre um Embuçado
Personagem de mistério.

Mas certa noite ouve alguém
Que lhe disse, erguendo a fala:
- Embuçado, nota bem:
Que hoje não fique ninguém
Embuçado nesta sala!

Perante a admiração geral
Descobriu-se o Embuçado
Era El-Rei de Portugal
Houve beija-mão real
E depois cantou-se o Fado
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 10 Dic 2012 23:47

A completar 23 anos de carreira, Piedade Fernandes, fadista, natural do Barreiro, onde nasceu há 48 anos, tem dois amores: os fados e o ensino. Piedade Fernandes lembra ter começado no TAS a sua carreira artística. Apesar de muito trabalhar, a popular artista garante “não ser rica.” “A minha carreira muito deve ao saudoso Carlos César e também ao Manuel Bola que, em 1990, me convidaram para entrar para a companhia, concretamente na revista À Coca”, começou por recordar a «O Setubalense» a artista, então conhecida por “menina bonita” do TAS. “Quando entrei para o TAS, estava no início da carreira como professora (Educação Visual), e fui convidada para cantar naquela revista de grande sucesso, mas mal podia adivinhar que era o princípio de tudo…” lembra, com saudades. Instada sobre a actualidade da vida do Teatro Animação de Setúbal, Piedade Fernandes revela verificar que “desde a morte de Carlos César, a companhia vem perdendo expressão, infelizmente.”

Aquí la podemos ver, interpretando el fado "Ser fadista", en el magnífico escenario de la Casa do Alentejo, en Lisboa. Por cierto que un portugués, que no era del Alentejo, dejó un comentario algo cruel sobre la inteligencia de los nobles habitantes de esa olvidada y bellísima región portuguesa: "Por certo que lideza de Casa do Alentejo. Uma piada de alentejanos. Sabem por que os alentejanos têm uma garrafa vazia no frigorifico? Por se vêm a visita e nao quierem tomar nadinha!"

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=_URHcwtk748[/bbvideo]

Ser fadista.

Fado... meu vagabundo de rua
Não sei que vida é a tua que andas armado em senhor
Fado... tu gostas é de algazarra
Dum xaile, duma guitarra, das patuscadas do amor

Ser fadista... ser um fadista de raça
É enfrentar a ameaça, é uma graça que Deus nos deu
Ser fadista... é o destino que chora
Nascido na mesma hora em que o fadista nasceu
Ser fadista... é dar a mão á saudade
Que anda a chorar p'la cidade, é ser pobre com altivez
Ser fadista... é destino que se perdoa
Oração á fé de Lisboa, ser fadista é ser português

Fado... há uma voz que te chama
P'rás vielas de má fama onde o fado já morou
Fado... paras á porta da vida
Onde uma mulher perdida p'ra não chorar, te cantou
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 15 Dic 2012 00:39

Joana Veiga es una joven fadista, que no duda en interpretar fado vadio, fado puro, que se revela en el significado de la letra y que es seguido y cantado por la gente en sus estrofas principales. (Más adelante, tendremos ocasión de visionar interpretaciones de este popular tipo de fado)

Aquí, podemos ver a Joana interpretando "Ó pá do fado", en los locales de un grupo deportivo, y aficionado al fado, lisboeta:

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=AyUF-LNzTqU[/bbvideo]

Letra: Fernando Farinha / Mário José Lopes
Guitarras: António Pinho / Amério Leite

O fado perdeu a graça / Aquela graça afadistada
Deixou de ser desordeiro / E companheiro da ramboiada
Estes fadistas de agora / Trazem o fado virado
Nos retiros e salões / Cantam canções em vez de fado
Eh pá!... não fiques calado
Eh pá!...canta lá o fado
O fado era assim meus senhores
Com vinho da pipa, a correr
Assim malcriado e avinhado
É que o fado era fado a valer
Hoje o fado é pra estrangeiro / Para banqueiros e pra doutores
Os fadistas são artistas / Não são fadistas, já são cantores
É cantado nas boites / E assim armado em finório
O fado mudou de rumo / Já tem consumo obrigatório
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 20 Dic 2012 23:01

Fado Vadio.

Existe también un Fado distinto al que se muestra en los espectáculos profesionales organizados en su mayoría por restaurantes dedicados al Fado. Fado Vadio, literalmente traducido como Fado bohemio, vagabundo u holgazán, se utiliza para describir que el Fado da más importancia a la expresión de las emociones que a los éxitos comerciales. Básicamente interpretado por aficionados, se puede escuchar también a profesionales en sus momentos de ocio. Podemos comparar esta expresión musical, -cada vez, por desgracia, menos espontánea-, a la que se da en España, en algunas cenas de amigos o compañeros de trabajo, cuando se hace una sobremesa, en la que alguien trae una guitarra y toca canciones conocidas que la gente canta de forma espontánea, la mayoría de las veces desafinando, pero con muy buena voluntad; también, es bastante usual en las ciudades que, los viernes y/o sábados, por la noche, vaya gente a tomarse unas copas a locales en donde se permite cantar. Por desgracia, y si nos referimos al fado vadio, ya hay bares y casa de comidas, generalmente en Lisboa, que tienen como atracción ofrecer, además de las cenas, o copas, actuaciones de "falso" fado vadio, pero en fin, es lo que hay, y ningún hostelero va a dejar de ganar una buena cantidad de dinero por escrúpulos puristas. Sin más preámbulos, veamos algunas interpretaciones de cuasi y verdadero fado vadio.

En los locales lisboetas, del Grupo Desportivo da Mouraria, en agosto de 2008, podemos ver la actuación de las fadistas Joana Veiga y Júlia Lopes, cantando ese gran fado tradicional, Júlia Florista, que fue una de las grandes creaciones interpretativas de Max.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=1jFxpwQAVF0[/bbvideo]

A Júlia florista
Boêmia e fadista
Diz a tradição
Foi nesta Lisboa
Figura de proa
Da nossa canção
Figura bizarra
Que ao som da guitarra
O fado viveu
Vendia as flores
Mas os seus amores
Jamais os vendeu

Ó Julia florista
Tua linda história
O tempo marcou
Na nossa memória
Ó Júlia florista
Tua voz ecoa
Nas noites bairristas
Boêmias, fadistas
Da nossa Lisboa

Chinela no pé
Um ar de ralé
No jeito de andar
Se a Júlia passava
Lisboa parava
Para a ouvir cantar
No ar um pregão
Na boca a canção
Falando de amores
Encostado ao peito
A graça e o jeito
Do cesto das flores.

Ó Julia florista
Tua linda história
O tempo marcou
Na nossa memória
Ó Júlia florista
Tua voz ecoa
Nas noites bairristas
Boêmias, fadistas
Da nossa Lisboa

Ó Julia florista
Tua linda história
O tempo marcou
Na nossa memória
Ó Júlia florista
Tua voz ecoa
Nas noites bairristas
Boêmias, fadistas
Da nossa Lisboa
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 24 Dic 2012 17:58

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=2uyyv9YPrWM[/bbvideo]

Natal dos simples - Amália.
Villancico compuesto por Jose Afonso.
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 01 Ene 2013 21:20

Puede ser una experiencia muy agradable si, cuando vamos a alguna de las tascas, en las que se ofrecen actuaciones de fado vadio, nos encontramos a la fadista Lidia Oliveira, -que a su vez está empleada o es propietaria de la tasca lisboeta A Baiuca-, interpretando un fado muy popular, "Sou filha das ervas".

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=xxhh0vZKwxo[/bbvideo]

Sou filha das ervas
Nelas me criei
Comendo-as azedas
Todas que encontrei
Atrás das formigas
Horas que passei
Sou filha das ervas
E pouco mais sei!
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 12 Ene 2013 20:21

Otra interpretación de fado vadio, En este caso, Pedro Galveias y Ricardo Ribeiro, a la desgarrada, cantan un fado clásico, "A Lucinda camareira". Simpático el momento en el que Ricardo se queda en blanco y Pedro le echa un capote.

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=emhks8eljfg[/bbvideo]

A Lucinda camareira
Era a moça mais ladina
Mais formosa, mais brejeira
Do café da Marcelina

De maneira graciosa / Sobre um lindo penteado
Trazia sempre uma rosa / Cor de rosa avermelhado
Eu vivi enfeitiçado / Por aquela feiticeira
Que airosamente ligeira / Servia de mesa em mesa
Tinha feições de princesa / A Lucinda camareira

Primando pela brancura / O seu avental de folhos
Realçava-lhe a negrura / Encantadora dos olhos;
Nem desgostos nem abrolhos / Sofrera desde menina
Que apesar de libertina / Orgulhosa e perturbante;
No velho café cantante / Era a moça mais ladina

Os marialvas em tipóias / Iam da baixa num salto
Ver a mais linda das jóias / Aos cafés do Bairro Alto;
A camareira que exalta / De tão singular maneira
Era amada pela cegueira / Que a palavra amor requer
Para mim era a mulher / Mais formosa e mais brejeira

Certa noite de fim d’ano / Em que certo cantador
Cantava ao som do piano / Cantigas feitas de amor
Um cigano alquilador / De têz bronzeada e fina
Por afortunada sina / A Lucinda conquistou

Aquí, podemos contemplar el mismo fado, pero ahora interpretado por los fadistas Pedro Galveias y Luis de Matos:

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=dpLq0pq_BYU[/bbvideo]
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 20 Ene 2013 22:55

En conmemoración de los aniversarios del fallecimiento del fadista Fernando Mauricio (Lisboa, 15 de julio de 2003) sus seguidores y amigos celebran los llamados "tributos a Fernando Mauricio" en la rúa lisboeta do Capelão, en la que cantan el fado vadio unos grandes intérpretes, aunque poco conocidos por el gran público, no así por los verdaderos seguidores y aficionados del fado. Aquí, podemos contemplar a João Lourenço interpretando "Margaridas e Fados":

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=OOGjg12MCvY[/bbvideo]

Tributo a Fernando Maurício
Mouraria - Rua do Capelão
16 de Julho de 2011

Margaridas e Fados
João Lourenço
Guitarra: Manuel Gomes
Viola: Fernando Gomes
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Re: El Fado, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad.

Mensajepor juanmanuel » 20 Ene 2013 22:58

Carlos Borges, Vitor Miranda y Luís Duarte, interpretan unos de los fados favoritos de Fernando Mauricio, A Igreja de Santo Estevão:

[bbvideo=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=OSftppO9IN8[/bbvideo]
Principio de presunción de inocencia, según los socialistas: "Todo acusado es culpable, mientras no demuestre su inocencia ... y, si es del PP, aunque la demuestre".
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